PRODUTOS E SERVIÇOS

PESQUISAS DE CLIMA ORGANIZACIONAL
PESQUISAS ESPECÍFICAS
PESQUISAS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS
PESQUISAS "SISTEMA CLIENTE INTERNO"
PESQUISAS TEMÁTICAS


PESQUISAS DE CLIMA ORGANIZACIONAL

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional é o de ouvir e levar em conta a expressão do funcionário, o que traz inúmeras vantagens à empresa: melhoram-se as relações de trabalho, identificam-se oportunidades, estimula-se a criatividade das pessoas, entre outras.

As pesquisas de Clima Organizacional constituem nossa principal atividade.Já realizamos mais de 250. Em geral, aplicamos questionários a todos os funcionários da Empresa e realizamos entrevistas individuais e coletivas com uma amostra dos mesmos, diagnosticando o contexto organizacional. A partir de um modelo básico, consolidamos o instrumento de pesquisa em conjunto com a Empresa.

Os questionários podem ser aplicados na forma impressa ou virtual. Para pesquisas via web, a Fornasier dispõe do sistema VOZ ATIVA. O acesso ao questionário é controlado por senha. Você pode ver a página de abertura desse Sistema em www.vozativa.com.br .

Fornecemos relatório (impresso e em CD) com tabelas e gráficos dos dados, em várias segmentações, além de planilhas dos resultados por setor. No mesmo relatório, comparamos os resultados com as médias de mercado. Com base em correlação linear - através da qual avaliamos o nível de dependência ou influência de cada item sobre a satisfação global -, identificamos os itens prioritários para melhoria. Trata-se dos itens cujas ações trarão maior impacto positivo sobre o Clima Organizacional.

O tempo médio de realização de uma pesquisa - para empresas com até 1.000 funcionários - é de 5 semanas.
A recomendação é a de executar a gestão do Clima Organizacional dentro de um plano integrado de melhoria - ver diagrama abaixo -, repetindo a pesquisa anualmente.

Plano Integrado de Melhoria - diagrama


PESQUISAS ESPECÍFICAS


A FORNASIER também pode atender a necessidades específicas dos clientes. Exemplos de temas sobre os quais já realizamos pesquisas: Planos de Saúde, Associação dos Funcionários, Jornal Interno, Grupos Participativos, Endomarketing, Avaliação da Cultura em Saúde e Segurança, entre outros.


PESQUISAS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS


Se a empresa existe para satisfazer necessidades e expectativas dos clientes, então é fundamental conhecer e antecipar-se a essas necessidades e expectativas. Para isso é preciso ouvir o cliente, adequando produtos e serviços aos seus anseios. Nesse sentido, desenvolvemos pesquisas usando como técnicas questionários e entrevistas.


PESQUISAS "SISTEMA CLIENTE INTERNO"


Pesquisas "Janela do Cliente" identificam os itens onde cada área (ou setor) da empresa deve melhorar e/ou centrar sua atenção para que, como fornecedor de outros setores internos, entregue produtos e serviços com qualidade assegurada. O "Sistema Cliente Interno" estabelece harmonia e efetividade no trabalho da cadeia fornecedor-cliente que forma a organização, trazendo maior competitividade à empresa. Desenvolvemos trabalhos nesse sentido utilizando como técnicas questionários e entrevistas.


PESQUISAS TEMÁTICAS


Por iniciativa própria, periodicamente aprofundamos temas específicos, executando o que chamamos de “Pesquisas Temáticas”. Já foram analisados 16 temas específicos.
Você pode acessar o relatório de três desses estudos em "Pesquisas Temáticas".