PESQUISAS TEMÁTICAS

Por iniciativa própria, periodicamente aprofundamos temas específicos, executando o que chamamos de “Pesquisas Temáticas”. Foram alguns dos assuntos abordados nas 18 pesquisas já realizadas: “O pós-pesquisa das pesquisas de Clima Organizacional”; “Planos de Saúde & Assistência Médica”; “Indicadores organizacionais”; “Qualidade de Vida no Trabalho na Grande Porto Alegre” e "O Que é Ser Reconhecido e Valorizado?".

Abaixo está a resenha e o link através do qual você pode acessar o relatório de cinco dessas “Pesquisas Temáticas”.

Qualidade de Vida no Trabalho: Conceito e Ações

Buscou-se aprofundar o entendimento sobre este tema através de pesquisa específica pelo fato de os itens que abordam QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) permanecerem prioritários ainda que as empresas sigam monitorando e implementando ações de melhoria ano após ano. A participação de 808 colaboradores, de 16 empresas pertencentes a distintos setores - indústria, comércio e serviços -, confere representatividade aos dados levantados. Analisou-se precipuamente o conceito de QVT do ponto de vista dos pesquisados e ações sugeridas por estes às respectivas empresas, buscando um melhor contexto no tocante ao tema.
Conheça na íntegra o relatório desta Pesquisa Temática (clique aqui).

Clima Organizacional: Dados Históricos

Este relatório aborda sobre resultados históricos de 298 pesquisas de Clima Organizacional realizadas pela Fornasier nos últimos 13 anos, as quais englobaram 121.000 questionários tabulados. Uma das constatações: em média, cada empresa eleva seu índice de satisfação 1,25 pontos percentuais a cada pesquisa que executa, desde a primeira até a sétima, geralmente uma a cada ano. Isso mostra que o processo contínuo de “avaliações e implementação de ações” efetivamente conduz a melhorias no contexto interno das empresas.
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O Que É Ser Reconhecido e Valorizado?

O item “Você se sente reconhecido e valorizado pelo seu superior imediato?”, já aplicado em mais de duas centenas de pesquisas de clima organizacional, é um dos de menor satisfação e um dos de maior prioridade para melhoria, mesmo em empresas que já monitoram o clima interno há vários anos. Em função disso, aprofundamos o tema, procurando decifrar o que significa “ser reconhecido” e “ser valorizado”, bem como as implicações disso. Participaram desta pesquisa temática 521 funcionários de 12 empresas gaúchas.
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Perfil e Percepções dos Gestores

Esta pesquisa temática, cuja coleta de dados foi executada de forma virtual em 2006, teve como objetivos levantar percepções dos gestores no que se refere à gestão do Clima Organizacional das respectivas organizações e identificar o perfil desses profissionais. Através das áreas de RH, solicitou-se a participação dos gestores das empresas nas quais realizamos pesquisa de Clima Interno. Embora o questionário tenha sido respondido por apenas 20 profissionais, os dados permitem reflexões e questionamentos no que tange ao tema proposto.
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A Prática é Igual ao Discurso?

Na maioria das pesquisas de Clima Organizacional em que aplicamos a questão “na empresa, o que é dito é feito?”, o resultado desta tem sido pouco satisfatório. Daí o motivo pelo qual aprofundamos este tema através de pesquisa específica. Foram algumas das questões averiguadas: em que proporção o que é “dito” é “feito”?; exemplos recentes de falta de coerência entre o “dito” e o “feito”; causas dessa falta de coerência; ao que se devem promessas que não são cumpridas pelas empresas; o que deveria ser feito para minimizar esse problema. A pesquisa foi realizada em 2005. Participaram 583 funcionários de 11 empresas gaúchas.
Conheça na íntegra o relatório desta Pesquisa Temática (clique aqui).